A partir desta quinta-feira (26) os agentes de endemias voltarão ao trabalho de combate ao mosquito Aedes ageypti. Desde a semana passada a equipe do Programa de Combate a Endemias estava atuando nos pontos estratégicos sanitários.
Brusque já possui 16 casos confirmados de dengue, sendo destes cinco autóctones (contraídos no município). Ao todo são 420 focos do mosquito Aedes aegypti em diversas regiões da cidade. “Outros profissionais ficarão nos pontos de orientação e monitoramento de coronavírus (Covid-19) e os agentes de endemias voltarão a visitar as casas e monitorar armadilhas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes.
“Neste momento em que a população está em casa pedimos que aproveite para fazer a limpeza do quintal, verificar vasos e locais de possível acúmulo de água, pois só assim conseguiremos combater o mosquito”, destaca Alícia.
Todos os agentes de endemias possuem crachá de identificação da Vigilância Epidemiológica de Brusque. “Solicitamos que as pessoas abram suas residências e recebam nossos profissionais para que possamos realizar o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti”, finaliza.
Fique atento aos sintomas da dengue:
Febre alta (maior que 38.5ºC);
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Previna-se:
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Mantenha a caixa d’água fechada;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Limpe as calhas;
– Evite acumular entulho.