Com as boas condições climáticas dos últimos dias, a obra da Beira Rio Margem Esquerda avança em oito frentes de trabalho, ao longo de quatro quilômetros de extensão.
De acordo com o vice-prefeito, Ari Vequi, a obra é realizada em diversos trechos por conta da tramitação das indenizações. Deste modo, o consórcio de empresas que venceu a licitação atua com o maquinário em diferentes regiões.
Atualmente, são utilizados os seguintes equipamentos na obra: quatro escavadeiras hidráulicas (22 toneladas), uma escavadeira hidráulica (4 toneladas), três tratores de esteira; um caminhão pipa; 16 caminhões basculantes (para transporte de solos), cinco caminhões basculantes (para transporte de pedra bruta), um caminhão de abastecimento, uma retroescavadeira, dois rolos compactador corrugado e um rolo compactador liso.
“Esta semana houve um grande avanço na Beira Rio. Conseguimos começar na rua próximo a empresa Sancris, com a retirada de toda aquela vegetação e também abertura do canal. Retiramos o muro da Sancris na semana passada e já começamos a terraplanagem dessa outra frente que vai ligar a rua industrial, ali onde existem várias empresas, ligando a ponte do trabalhador. Essa etapa começou agora e vamos fazer toda essa limpeza do canal para em seguida já fazermos a tubulação e toda a parte de drenagem”, explica Vequi.
Segundo ele, foi iniciada também a drenagem e está em fase de finalizando a base e sub-base da ponte do Santos Dumont. “Quem passa por lá pode ver que está sendo colocada brita e a parte de base da estrutura. Temos também, na ponte Mário Olinger a continuidade do prolongamento. Ali vai começar essa semana provavelmente a estrutura das vigas. Para cumprir aquele cronograma de quatro meses, nós estamos tentando agilizar o mais rápido possível”, afirma.
Confira as frentes de trabalho e o serviço realizado no momento em cada local:
1 ) Ponte Mário Olinger / Fundos Renaux View
– Aterro compactado com material de jazida;
– Enrocamento de Pedra Detonada;
* 2) Ponte Mário Olinger*
– Fundação Profunda (Tipo Hélice Contínua).
3) Trecho próximo a rua Benjamin Constant
– Escavação, Carga e Transporte de material (com bota fora no Complexo Esportivo);
– Remoção de Solos Inservíveis (com bota fora no Complexo Esportivo)
– Aterro Compactado com material de jazida;
– Enrocamento de Pedra Bruta.
4) Ponte Ribeirão São Pedro
– Forma, armadura e concretagem do meio fio, passeio, guarda corpo e cortinas.
* 5) Fundos empresa Sancris*
– Limpeza de camada vegetal (com transporte para bota fora);
– Demolição de edificações existentes para bota fora;
– Escavação, carga e transporte de material (para bota fora).
6) Trecho anterior a Treliça da Rio Vivo
– Execução de caixas de ligação;
– Implantação de drenagem pluvial e caixas coletoras;
7) Trecho após a Rio Vivo
– Implantação de drenagem pluvial e caixas coletoras;
– Regularização do subleito;
– Sub base de rachão.
8) Trecho após a Ponte do Santos Dumont
– Escavação, carga e transporte de material para bota fora.
Texto: Secom/Prefeitura de Brusque