A operação conjunta, encabeçada pelas policias civil e militar de Brusque, que desarticulou um esquema de tráfico de drogas em Brusque e cidades da região, teve seu resultado divulgado na tarde desta sexta-feira (29). Os dados finais foram repassados pelo responsável pela Divisão de Investigação Criminal de Brusque, delegado Alex Bonfim Reis, e pelo comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar (18° BPM), Tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo oito deles em Brusque, um em Itajaí e um em Porto Belo. Em Brusque, dois oito mandados cumpridos, uma pessoa foi presa. Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo e munições, drogas, anabolizantes e cerca de R$ 35 mil nos bairros Limeira, Limoeiro, Planalto, Águas Claras e Maluche.
A operação, fruto de uma investigação iniciada ainda em 2019 pela DIC de Brusque com apoio da Agência de Inteligência do 18º BPM, teve apoio de policiais de Guabiruba, São João Batista, e policiais civis da DIC de Blumenau, DIC e SIC de Itajaí, SIC de Itapema e SIC de Porto Belo, além de policiais militares de Itajaí (Canil).
Conforme o delegado Alex Bonfim Reis, foi uma operação para cumprimento de mandados em dez domicílios, sendo oito deles na cidade de Brusque, um na cidade de Itajaí e um em Porto Belo. “A operação foi desencadeada após meses de trabalho em conjunto entre as policias civil e militar destinada à repressão do crime de tráfico de drogas. Ao longo desse período, foi possível constatar e colher elementos de indícios da prática dos crimes do tráfico e associação ao tráfico. Com base nesses indícios foram representados pelos mandados de busca”, explicou o delegado.
Reis ressalta que as buscas atingiram o objetivo e foi ate além. “O que foi apreendido corresponde exatamente ou muito próximo daquilo que foi levantado, inclusive com a individualização da conduta de cada uma dessas pessoas. As buscas acabaram resultando na apreensão de quantidade de drogas, ecstasy, cocaína e uma porção menor de maconha. Também foram apreendidas duas armas de fogo, cerca de R$ 35 mil em espécie e uma quantidade considerável de anabolizantes que por si só já caracteriza um crime bastante grave”.
A respeito de armas e munições, a polícia destaca a localização de uma pistola calibre .380 ACP e aproximadamente 100 munições de calibre .22 Short e .380 ACP.
Em razão das buscas, uma pessoa foi presa em flagrante e tudo o que foi apreendido nos domicílios servirão de base para um inquérito policial que dará continuidade às investigações que irá apurar o envolvimento e a participação de todos os investigados.
O resultado da operação foi comemorado pelo comandante da Polícia Militar. O Tenente-coronel Otávio destacou o congraçamento entre as instituições de segurança pública, principalmente entre a Polícia Civil e Polícia Militar, e o perfil profissional dos componentes das duas instituições que, somando forças, o resultado é notório. “Isso tem dado resultados numéricos. Não é por acaso que nossos índices de homicídios na cidade são baixíssimos, tanto que qualquer cidade hoje, no estado ou no Brasil, que tenha índice de homicídio alto a sua grande maioria está ligada ao tráfico de drogas, que é o principal fator de combate nosso hoje na cidade”, destacou o comandante.
O Jornal da Diplomata acompanhou a coletiva de imprensa e repercute este assunto durante nossa programação jornalística.