A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realizou na quinta-feira, 28 de novembro, a Assembleia Geral Ordinária que contou com a eleição de sua nova Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Consultivo para o triênio 2020-2022. Na oportunidade foram eleitos para o cargo de presidente Renato Roda, tendo como vice-presidente Maria Teresa Mortiz Montibeller. Os novos diretores e conselheiros assumem o cargo a partir de 1º de janeiro de 2020.
Durante a Assembleia também foi realizada a apreciação e aprovação do relatório das atividades da gestão 2017-2019 e das contas do exercício do mesmo período.
Avaliação
O ex-presidente, Sebastião Ernani Póia, há dois mandatos consecutivos no cargo (2015-2017 e 2017-2019) apresentou um balanço das ações e melhorias realizadas na instituição nos últimos três anos, nas áreas de infraestrutura, recursos, projetos contemplados, equipe técnica, contratação profissional e de lazer e esportes. Além disso, falou da experiência em estar à frente da segunda Apae fundada no Brasil e a primeira de Santa Catarina. “A Apae é sempre uma continuidade. Quando assumi a presidência pela primeira vez, há seis anos, fizemos isso, e me dediquei ao máximo para melhorar o que já havia sendo feito. Acredito que consegui fazer muitas coisas boas e entrego essa presidência com muita alegria, pois sabemos que as ações terão continuidade, com muita competência e com o que há de melhor para os nossos alunos. Estou muito feliz pois sabemos que essa nova diretoria também fará um excelente trabalho”, pontuou.
De acordo com ele foram várias e importantes ações realizadas nos últimos três anos, que contribuíram para que a entidade e, em especial os alunos e a comunidade atendidos, pudessem contar com melhores serviços prestados.
Expectativas
O presidente eleito, Renato Roda, agradeceu pela confiança e declarou que as expectativas da diretoria são as melhores, de muito trabalho e dedicação para a instituição, bem como de continuidade às ações já desenvolvidas pela diretoria anterior, e que deram certo. “Boa parte da atual diretoria continua, pois depois que nos tornamos voluntários, criamos um amor pela entidade que nos motiva a nos dedicar e envolver cada vez mais. A Apae de Brusque é uma das maiores de Santa Catarina e um dos desafios é a busca de recursos financeiros para cobrir as despesas mensais, que são grandes. Mas, sempre temos um retorno muito positivo da população de Brusque e região, que dentro do possível, nos ajuda com várias doações, para mantermos os serviços da entidade”, detalhou.
Segundo Roda, são muitos os objetivos da nova diretoria, entretanto uma das principais ações é a melhoria na parte estrutural da Apae. “Hoje a nossa principal deficiência é o espaço físico e vamos buscar a ampliação da área da instituição para termos mais salas de atendimento e de serviços, que vão ao encontro das necessidades dos alunos. Temos já inclusive um projeto de construção de um novo espaço, de aproximadamente 940m², e vamos iniciar a busca de parceiros para a construção desse local”, completou.
Por fim, o presidente eleito enalteceu o trabalho das equipes de profissionais capacitados, colaboradores, prestadores de serviço e do Clube de Mães da entidade, que dão a segurança na realização da continuidade dos trabalhos em prol da instituição.
Alunos eleitos
Ao longo da quinta-feira, 28, também foi realizada a Eleição dos Autodefensores da Apae de Brusque, que são os representantes dos usuários da Apae, semelhante a um ‘Grêmio Estudantil’. A eleição ocorre a cada três anos e se assemelha ao período de eleição da diretoria e conselhos da instituição.
A eleição dos Autodefensores teve todos os processos de uma eleição, incluindo publicação de edital de convocação (divulgado internamente), plenário com propostas, cédula eleitoral com foto e cabine de votação. Ao todo, 13 candidatos se inscreveram. Todo o processo foi acompanhado pelas equipes de Assistência Social e Psicologia da Apae de Brusque.
O processo de votação ocorreu ao longo de todo o dia 28, com a participação exclusiva dos usuários, que na oportunidade elegeram como Titulares, Vivian Saugo e Alisson dos Santos, e como Suplentes, Jaqueline da Silva e Richard Nicolas Colares Gordo.
A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas Apaes, onde os usuários têm espaço para expor suas ideias e sugestões, visando seus direitos. “ Os autodefensores, são portanto, os representantes dos usuários da Apae, como porta voz perante a diretoria e a sociedade. Ao serem eleitos, eles passam por treinamento, participam de congressos e ações desenvolvidas pela Instituição. É uma forma de participação e, claro, de inclusão da pessoa com deficiência, que se apropria de conhecimento e experiências”, explica a diretora Executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto.
Confira a composição da nova diretoria da Apae de Brusque 2020-2022
Diretoria Executiva:
Diretor Presidente: Renato Roda
Diretor Vice-Presidente: Maria Teresa Mortiz Montibeller
1º Diretor Secretário: Eunice Francisco Furtado
2º Diretor Secretário.: Haroldo Tormena
1º Diretor Financeiro: Cândido Horácio Godoy
2º Diretor Financeiro: André Luiz Fernando Popelier
Diretor de Promoção e Eventos: Evandro Gevaerd
1º Diretor de Patrimônio: José Ângelo Cunha Voltolini
2º Diretor de Patrimônio: Ricardo Muller Neto
1º Diretor Social: Michel Belli
Conselho de Administração:
Luciana Sbardelati Bertolini
Mary Maria Pruner
Nicolao Hassmann
Clara Cristina da Silva Barni
José Anselmo de Modesti
Lucimar da Silva Mafra
Odair Carlos Barni
Silvana Cosme de Oliveira
Débora Peixer
Onildo Cervi
Marcelo Gartner Belli
Marise Bianchini Piazza
Altamir Antônio Schaadt
Marcio Belli
José Augusto Werner
Conselho Fiscal:
-Efetivos:
Sebastião Ernani Póia
Sebastião Alexandre Isfer de Lima
Marcio Tamanini
-Suplentes:
Roland Holatz
Marisa Gartner Bruns
Sandra Regina Cani
Conselho Consultivo:
José Ângelo Cunha Voltolini
Marcio Belli
Sebastião Ernani Poia
Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2019 a entidade completou 64 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, cerca de 300 alunos recebem atendimento diário.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.