Na quarta-feira, 13, a Polícia Militar participou da solenidade de encerramento do programa Estudante Cidadão na Escola Municipal de Educação Básica Professora Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira, em Brusque. O programa foi implantado em agosto de 2019, com a participação de aproximadamente 320 crianças, do 1º ao 9º ano.
O comandante da 7ª Região de Polícia Militar (RPM) coronel Moacir Gomes Ribeiro, e o comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, estavam presentes na solenidade, além de diversas autoridades da escola, convidados, imprensa e colaboradores do programa.
A cerimônia iniciou com o hasteamento da bandeira nacional e na sequência foi cantado o Hino Nacional. Após, ocorreu à entrega da premiação dos alunos destaque do mês de outubro.
Durante a cerimônia, o diretora da escola, Cristina Knihs Zierke, parabenizou a iniciativa dos policiais, relatando que após a implantação do programa os estudantes tiveram uma melhora notável de comportamento.
O coronel Gomes e o tenente-coronel Otávio reforçaram a importância da parceira e dos laços entre a comunidade e a Polícia Militar, e reconheceram o benefício do programa tanto para os policiais participantes, quanto para os alunos.
O programa foi coordenado pelo major Heintje Heerdt, com o apoio dos policiais militares do Proerd e de agentes temporários e aplicado três vezes na semana, onde os estudantes eram recepcionados pelos policiais e organizados em forma, por turma, na quadra da escola. Posteriormente, acompanhavam o hasteamento da bandeira nacional, cantavam o hino e, faziam alguma apresentação artística preparada pela escola. Ao final, eram conduzidos pelos militares até à sala de aula, rotina que se repetiu diariamente durante o semestre. Além disso, durante todas as semanas foram eleitos os alunos destaques e escolhido o “chefe” de cada turma.
O programa Estudante Cidadão implementou ações que possibilitaram aos alunos desenvolverem noções de cidadania e civismo, estimulando o respeito ao professor, aprimoramento do aspecto comportamental, melhora da autoestima, identificação com o local de estudo e, consequentemente, zelo ao patrimônio da escola.