A partir de 27 de setembro de 2019, já estão disponíveis os primeiros exemplares da Revista Caderninho – Poesia Infantil, projeto de autoria do poeta Rafael Zen, aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura 2019 da Fundação Cultural de Brusque.
Toda a população brusquense pode adquirir de maneira gratuita a primeira edição, intitulada “Encharcados de Poemas”, na Biblioteca Municipal Ary Cabral, na rua Prefeito Germano Schaefer, 110, no Centro de Brusque, em frente ao Terminal Urbano. O horário de funcionamento é de segunda a quarta das 8h às 20h e quintas e sextas das 8h às 18h. A retirada pode ser feita através de contato com os funcionários da recepção.
Escolas interessadas também podem retirar as edições em maior quantidade, para acervo da biblioteca e/ou entrega aos alunos, sendo necessário o agendamento prévio via telefone, pelo número (47) 3396-8113.
Caderninho – O Projeto
O projeto Caderninho visa a concepção e distribuição gratuita de 03 (três) edições de uma revista de poesia para crianças que tenha temas pertinentes à cultura local. Assim, serão debatidos através da literatura infantil: as águas (dos rios, das enchentes, dos moinhos, da indústria); a gastronomia local e hábitos alimentares; e as migrações populacionais.
O projeto, organizado pelo poeta Rafael Zen, ainda conta com a colaboração de três outros escritores: Karline Beber Branco, Lucas Schlemper e Marcelo Labes. No projeto gráfico, o artista visual Diego Elias cria colagens e ilustrações que acompanham os experimentos poéticos de cada edição.
Idealizado como um projeto que possibilita o acesso à literatura infantil pela população leitora brusquense, de maneira gratuita, as próximas edições serão lançadas nos meses de outubro e novembro desse ano.
“É importante divulgarmos essa oportunidade para todos os pais de crianças, pois todas as revistas serão entregues à população de maneira gratuita – patrocinadas por um edital de cultura que é de responsabilidade pública. Convido as escolas interessadas a distribuírem para seus alunos, para que possamos incentivar a leitura infantil”, afirmou Zen.
Texto: Assessoria de Imprensa