A segunda noite da VII Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba é a mais esperada dos três dias de eventos. E o Salão Cristo Rei estava lotado para assistir às apresentações de dança que aconteceram das 19h às 21h. Com o tema hip hop, 10 grupos de alunos de escolas estaduais e municipais e da Fundação Cultural se organizaram para apresentar seus talentos no palco. No total, aproximadamente 100 pessoas se envolveram na organização desta noite.
A programação da mostra no sábado iniciou às 9h com voz, violão e toda a criatividade do contador de histórias guabirubense Emiliano Souza, que apresentou o mundo fantástico dos contos, fábulas e aventuras literárias para crianças de até 10 anos.
Das 10h até as 16h, o teatro tomou conta do palco com nova contação de histórias e a encenação da peça “A Revolução das Notas Musicais”, dirigida pela professora de teatro da Fundação Cultural de Guabiruba Jenifer Schlindwein.
De acordo com a superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba Paula Maiara Bohn, neste ano a agenda cultural foi dividida de acordo com as formas de expressão artística. Na semana passada, aconteceu a Semana de Literatura. Neste final de semana ocorre a Mostra de Arte e Cultura que é mais focada na dança, na música e no teatro e, em outubro, será a vez das artes visuais.
O resultado, segundo Paula, foi melhor que o esperado. “Dessa forma, nós conseguimos dar mais ênfase a cada uma das áreas, tratando-as de maneira distinta. Antes, o público passava muito rápido por elas. Agora, é possível abordar muito mais a literatura, o teatro, a música, a dança e posteriormente, as artes visuais”, afirma. “Esses eventos são incríveis. Eles nos ajudam a descobrir cada vez mais talentos na cidade. Pessoas que são desconhecidas e que, quando abrimos o palco, seus talentos se revelam. Vemos o quanto temos ótimos artistas aqui em Guabiruba”, comemora.
Mais de mil pessoas já passaram pelo Salão Cristo Rei, onde ocorre a mostra, desde a abertura na sexta-feira. Paralelamente às apresentações, a mostra também conta com feira de livros e artesanato e a Orquestra Municipal de Guabiruba montou uma banca para venda de cachorro-quente e refrigerante com o objetivo de angariar fundos para o projeto.
A VII Mostra de Arte e Cultura encerrou no domingo, 25, com a apresentação das Cítaras de Jaraguá do Sul, um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura. O espetáculo acontece às 16h e divide o palco com a Glockenchor de Guabiruba. A entrada é livre e franca.