Os Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan chegaram ao fim oficialmente nesta sexta-feira (2) com a realização da cerimônia de encerramento e festa de premiação da competição.
O grande destaque da noite foram as entregas de troféus de campeões aos vencedores dessa edição, principalmente ao Águas Claras, que levou o título de campeão geral pelo segundo ano consecutivo. A comunidade fez 158 pontos e ficou com o bicampeonato numa disputa acirrada e emocionante com o São Pedro, que terminou logo atrás com 147.
Além disso, o Águas Claras ainda venceu no naipe feminino, enquanto o São Pedro foi o grande campeão no masculino. Outras comunidades, como Steffen, Dom Joaquim, entre outras, também se destacaram e foram agraciadas com troféus pelo desempenho coletivo. Além disso, muitos atletas também foram homenageados pelos desempenhos individuais alcançados nessa edição.
Sidnei Lussoli, o Neco, líder comunitário da comunidade campeã, celebra o feito de levantar mais uma vez o título dos jogos. Ele ressalta a briga ponto a ponto com o São Pedro, mas o alívio em mais uma vez poder dizer que é campeão. “Foram 40 dias em que vivemos intensamente isso aqui, deixando a família de lado e até mesmo sendo cobrados em casa por causa disso, mas só tenho a agradecer a compreensão da minha esposa e das minhas filhas. Com certeza é um momento especial e de muita felicidade”, observa Neco, que viu a comunidade comparecer em peso para festejar o título com uma linda festa. “Tínhamos aquela gana de vencer, embora fale-se muito em integração, todo mundo quer ganhar. Ver o pessoal todo aqui comemorando e empolgado vale ouro”.
Cerimônia reúne cerca de 600 pessoas
A festa de encerramento e cerimônia de premiação foi realizada no piso superior do Pavilhão da Fenarreco e reuniu cerca de 600 pessoas, entre elas autoridades, como o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, o vice, Ari Vequi, e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Olavo Larangeira Telles.
Em seu discurso, Paegle destacou que é uma grande alegria ver as comunidades unidas em torno do esporte, enquanto Vequi ressaltou o momento que a cidade vive no esporte, como por exemplo no futebol, com a ascensão do Brusque FC à Série C do Campeonato Brasileiro. “E ficamos felizes, também, de ver a força do esporte comunitário, que representa a cara da nossa gente e de cada cidadão brusquense”.
Superintendente da FME, Olavo Laranjeira Telles enalteceu a participação efetiva das comunidades e o espírito de disputa. “Só tenho que agradecer a todos. Os jogos fazem parte do calendário da cidade e estão na história de Brusque. Agradecer aos líderes, equipes, atletas, a equipe da fundação e ao secretariado da administração municipal como um todo. Muito mais do que a conquista de medalhas e troféus, o que importa é essa confraternização, e o esporte permite isso., pessoas que nunca sonharam em ser atletas poder colocar uma medalha no peito. Tivemos disputas de pais com filhos, entre irmãos, parentes, e isso é o gratificante”, comenta.
Classificação geral – Final
1º Águas Claras – 158 pontos
2º São Pedro – 147
3º Dom Joaquim – 89
4º Centro – 77
5º Steffen – 74
6º Maluche – 68
7º Planalto – 53
8º São Luiz – 40
9º Souza Cruz – 38
10º Nova Brasília – 33
11º Azambuja – 31
12º Santa Rita – 31
13º Bateas – 28
14º Rio Branco – 28
15º Guarani – 28
16º Limeira – 26
17º Tomaz Coelho – 24
18º Zantão – 20
19º Paquetá – 16
20º Poço Fundo – 15
21º São João – 15
22º Rua Nova Trento – 12
23º 1º de Maio – 7
24º Santa Terezinha – 4
25º Volta Grande – 3
26º Cedrinho – 0
27º Ponta Russa – 0
28º Santa Luzia – 0
Classificação geral por naipe (5º primeiros colocados)
Feminino
1º Águas Claras – 89
2º Steffen – 61
3º São Pedro – 49
4º Maluche – 29
5º Dom Joaquim – 29
Masculino
1º São Pedro – 98 pontos
2º Águas Claras – 69
3º Dom Joaquim – 60
4º Centro – 53
5º Maluche – 39