A Escola de Educação Básica João XXIII está em festa. Uma série de eventos nesta semana comemoram os 75 anos da instituição de ensino, que fica localizada Rua Florianópolis, no bairro Primeiro de Maio. Atualmente são 940 alunos matriculados, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nos três períodos – matutino, vespertino e noturno.
Nesta semana, a diretora da escola, Elizabeti Goedert Schvambach e o professor de história, Kelwyn Pfleger, estiveram no Jornal da Diplomata para falar da programação.
A data dos 75 anos ficará marcada na memória dos alunos, principalmente dos estudantes do 5º ano. Uma cápsula do tempo, que armazena cartas escritas pelos estudantes, será aberta no dia 27 de junho de 2026, quando eles concluírem e se formarem no ensino médio. O trabalho foi coordenado pelas professoras Vanda e Adriana.
Outra grande atividade dos 75 anos é a participação de cinco projetos no programa Parlamento Jovem Brasileiro, desenvolvido pela Câmara dos Deputados, elaborados por alunos do 2º ao 3º (16 a 19 anos). Os trabalhos foram apresentados para comunidade, autoridades e convidados.
“A gente fala muito da renovação da política brasileira, entendemos que é vital o jovem está participando desse processo”, disse o professor Kelwyn, que coordena o projeto ao lado do professor Fábio, de sociologia.
A escola mobiliza os alunos com diversos trabalhos, incluindo música, dança, teatro, exposições e palestras – uma delas com o tema: Desenhando a vida, proferida por André Villela. Nesta sexta-feira, a escola estará em plena comemoração, com vários eventos ao longo do dia, dentro das salas de aula e nos pátios, com a participação da comunidade, sempre atuante e parceira do educandário.
“Não uma escola ideal, temos a escola real e com ela conseguimos fazer um trabalho pedagógico que é referência”, disse a diretora Elizabeti.
Estrutura Administrativa
Diretora
Duas assessoras e uma AE – Auxiliar para Educação Especial
Conselho Deliberativo Escolar – Presença dos pais e responsáveis
Plano de Gestão Escolar – Que passa por votação
APP – Associação de Pais e Professores
Grêmio Estudantil
Ao todo, 80 funcionários
Estrutura Física
23 Salas de Aula
Quadra Esportiva