O Consegue – Conselho Comunitário de Segurança Centro emplaca a maior campanha de sua história, com o lançamento do 6ª Concurso de Desenho e Redação em todas as 39 unidades educacionais do município. Serão 20 mil alunos alcançados, com mais uma escola-piloto na divisa entre Brusque e Gaspar.
Com apoio máster da FIP – Feira da Moda, o concurso foi expandido para toda rede escolar municipal, do 1º ao 9º ano. O concurso é dividido entre duas categorias: desenho (do 1º ao 5º ano) e redação (do 5º a 9º).
Respeito, com enfoques para: respeito aos pais, aos professores e pelas autoridades públicas, será o tema deste ano.
Na manhã deste sábado, 22, o Jornal da Diplomata abordou o trabalho do Conseg, com a presença do vereador Sebastião Lima e dos chefes de instrução do Tiro de Guerra de Brusque (TG 05005), os Subtenentes Rubens Justiniano Evangelista e Júlio André Rech, que fazem parte da ampla diretoria do Conselho de Segurança, com representantes de órgãos públicos e da sociedade organizada.
“Nós optamos por uma linha predominante na educação, levando em consideração a maioria dos problemas sociais vem disso” destacou Lima.
Os números do concurso demostram o crescimento em potencial do programa. Em 2014, com o tema “O que é o Conseg”, participaram 4 mil alunos; em 2015, “Segurança no Trânsito” com 6 mil estudantes; “Vencendo as Drogas” em 2016 foram nove mil alunos; 2017 o tema “Civismo” alcançou 10 mil participantes; em 2018 “Solidariedade” envolveu 11 mil alunos”. Em cada ano, cresceu o número de participantes e o envolvimento da iniciativa privada em prol da formação da cartilha do Conseg.
“Esse apoio nos levou a esse desafio de levar o concurso para todas as escolas”, complementou Lima.
Para os chefes de instrução do Tiro de Guerra, a experiência com o Conseg de Brusque é diferenciada.
“A gente decidiu que deveria de participar pela forma como é realizada, seriedade, pelos membros que participam e pessoas que inspiram confiança, sem envolver política, principalmente”, frisou o subtenente Rubens.
O trabalho do Conseg ainda vai de encontro aos objetivos da formação cívico-cidadã com a turma de atiradores.
“Desde o ano passado os atiradores acompanham as visitas e estão inseridos com a proposta do programa”, frisou o subtenente Júlio Rech.
Respeito – A cartilha do Conseg é outra iniciativa em destaque no trabalho realizado pelo Conseg. Neste ano, a cartilha foi produzida pelo cartunista brusquense Aldo dos Anjos, com o tema “Respeito é Bonito e Todo Mundo Gosta! ”, que insere nos quadrinhos temas básicos do concurso.
Acompanhe a entrevista, realizada por Sérgio Ferreira.