O evento foi realizado nesta segunda-feira,A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 17 de junho, reunião com representantes do Hospital Azambuja e da Secretaria Municipal de Saúde. A ocasião teve como objetivo intermediar o diálogo entre a pasta e a instituição, em decorrência de pontos divergentes sobre o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade, expostos publicamente em carta aberta assinada pelo corpo clínico do hospital, em 31 de maio.
Foram convidados o secretário Humberto Fornari, o diretor clínico do Hospital, Charles Machado e o administrador da unidade, Evandro Rosa. Com abrangente discussão da situação pelos parlamentares no plenário durante as últimas sessões o pedido para a reunião foi formalizado por meio de requerimento, de autoria dos vereadores Marcos Deichmann (Patriota) e Jean Pirola (PP), aprovado por unanimidade durante sessão ordinária de 4 de junho.
A proposição ainda fez menção a dificuldades enfrentadas por usuários nas últimas semanas, em decorrência da superlotação do pronto-socorro do Azambuja, conveniado à Prefeitura para atendimentos pelo SUS. A fim de levar informações e esclarecimentos sobre o assunto à população, o evento foi aberto aos profissionais da imprensa brusquense e a Diplomata FM se fez presente.
A surpresa no início da reunião é de que nenhum dos convidados compareceram e sim foram representados. O Hospital de Azambuja mandou para o encontro seu representante jurídico, Dr. Juarez Piva, já a Prefeitura de Brusque se fez representar pelo Secretário da Saude, Wilian Molina.
Pela Câmara de Vereadores, além dos autores do requerimento, Vereadores Jean Pirola (PP) e Marcos Deichmann (Patriotas), só não estiveram presentes os edis Leo Schimitz que justificou ausência através de oficio e Joaquim Costa, o Manico, que não justificou. Por sua vez o edil Paulinho Sestren participou de parte do encontro e precisou se ausentar, enquanto os vereadores Celso Emídio da Silva, e Ivan Martins chegaram com a reunião já em andamento e participaram até o final.
Tanto o representante do Hospital de Azambuja Dr. Juarez Piva quanto o Secretário de governo e gestão que representou o Executivo, Wilian Molina disseram que não há nenhum atrito entre Hospital e Prefeitura, e que ambos têm se reunido e a solução das situações pontuais surgidas está muito próximo de uma solução.
Ao final do encontro o jornalismo Diplomata ouviu, o Representante do Hospita no encontro Dr. Juarez Piva, o Secretário de Gestão e Governo Wilian Molina, os Vereadores Marcos Deichamann e Jean Pirola autores do requerimento que provocou a reunião. Vamos acompanhar o que cada um deles disse a respeito do assunto, Ouça!