A Escola Padre Germano Brandt recebe durante toda a quinta-feira (16) as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). O tema trabalhado é saúde auditiva e envolve estudantes do 1º ao 5º ano de seis escolas municipais que participam do programa e visitarão o educandário do Aymoré até o final da tarde.
A grande atração do dia é uma orelha inflável gigante que foi instalada no ginásio da escola para facilitar o entendimento das crianças sobre o aparelho auditivo. No lado de dentro, ela simula em tamanhos grandes todas as partes do ouvido.
A estrutura pertence ao Sesi e foi alugada pela Secretaria de Saúde de Guabiruba. As turmas assistem as explicações de uma fonoaudióloga cedida pelo Sesi para entender como funciona a audição e como fazer a limpeza correta da orelha e do ouvido. “Os alunos aprendem sobre vários aspectos, desde o fone de ouvido, tão comum hoje em dia e que pode levar à perda auditiva pelo mau uso, até a forma como os sons são captados e processados pelo cérebro”, explicam as fonoaudiólogas Cláudia Kuhnen e Cristiane Monestel.
Cláudia e Cristiane são servidoras da Prefeitura de Guabiruba e trabalham no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e na Secretaria de Saúde respectivamente. As atividades contam ainda com a assistência da fonoaudióloga Larissa Dalbosco, da Secretaria de Educação de Guabiruba.
Atividade física
Até o fim do dia, mais de 320 alunos deverão passar pela orelha gigante. Como o espaço tem capacidade para poucas pessoas por vez, enquanto a fonoaudióloga do Sesi recebe os estudantes para as explicações, as outras turmas aguardam do lado de fora praticando atividades físicas.
Essa é outra prerrogativa do Programa Saúde na Escola que, durante a ação na Padre Germano Brandt, fica a cargo da professora Eduarda Schwigert, do NASF. “Proponho atividades envolvendo música, dança e interação. À tarde, como são alunos maiores, vamos fazer uma gincana. A ideia é fazer algo diferente das aulas de educação física que já acontecem no dia a dia da escola”, explica.
Encaminhamentos
A equipe do PSE também orienta os professores, indicando sinais e mostrando o que deve servir de alerta para uma possível deficiência auditiva. “Quando um professor identifica algum problema, é orientado a encaminhar o aluno à unidade de saúde”, explica Cristiane.
Sinais de alerta para Perda Auditiva:
● Atraso no desenvolvimento da linguagem oral;
● Não reage a barulhos fortes;
● Pede para aumentar o volume da TV constantemente;
● A fala da criança é de difícil entendimento, vocabulário restrito;
● Expressão confusa quando recebe ordem ou quando lhe perguntam alguma coisa oralmente;
● Substitui e omite sons na fala e escrita;
● Apresenta qualidade vocal pobre;
● Histórico de dores de cabeça e infecções do ouvido;
● Aparentemente desobediente quando as ordens são feitas por meio da fala;
● Dificuldades em prestar atenção na fala, tornando-se dispersa;
● Não responde quando é chamada oralmente;
● Confunde direções ou não consegue compreender;
● Evita pessoas, brinca sozinha, parece ressentida ou irritada; está sempre indisposta, inquieta ou tensa;
● Dá respostas erradas às perguntas formuladas oralmente;
● Dificuldade de compreensão e concentração nas aulas;
● Apresenta dificuldades na alfabetização;
● Não se desenvolve bem na escola.