Foi rejeitado, em primeira discussão, o projeto que diminuiria o número de vereadores na Câmara de Brusque, dos atuais 15 para 11, a partir da próxima legislatura. O projeto de autoria do vereador Ivan Martins passou por vários adiamentos até entrar em votação.
Na sessão desta terça-feira, 14, foi amplamente discutido no plenário. O resultado foi de 7 votos favoráveis pela redução contra oito votos contrários – a favor da permanecia do atual número de legisladores.
Quando entrou nas comissões para tramitação, a matéria teve dois votos assinados por outros pares, ex-vereadores, que foram: dos suplentes Waldir da Silva Neto e Nilson Pereira – este último in memoriam (falecido).
Também deram parecer favorável pela redução, de maneira antecipada, os vereadores: Deivis da Silva (atualmente Secretário de Assistência Social) e Joaquim Costa, o Manico – que manteve o mesmo posicionamento.
Após um longo debate – que passou por considerações sobre economia aos cofres públicos, representatividade política, função do vereador e posicionamento de eleitores – os votos que foram favoráveis pela permanência de 15 vereadores na casa venceram a primeira discussão e votação da matéria.
Desta forma, votaram contra o projeto os vereadores: Marcos Deichmann; Gerson Morelli, o Keka; Leonardo Schimdt; Claudemir Duarte, o Tuta; Alessandro Simas; Celso Emýdio de Silva; Ana Helena Boos e Cleiton Bittelbrunn.
Votaram a favor da redução do número de vereadores: Ivan Martins; André Rezini; Jean Pirola; Sebastião Lima; José Zancanaro; Paulo Sestrem e Joaquim Costa, o Manico.
Acompanhe a sessão no link da Câmara no Youtube