Na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, o Observatório Social de Brusque e Região realizou solenidade alusiva aos oito anos de fundação da entidade. O evento ocorreu no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb), e reuniu autoridades locais e regionais, além de convidados e imprensa.
Foram feitas homenagens, uma delas a Nelson Zen Filho (Tato Zen), idealizador do Observatório Social de Brusque e que faleceu em agosto de 2018. A outra homenagem foi direcionada a Evandro Gevaerd, atual Diretor-executivo da entidade, mas que está junto com o Observatório desde o início de sua criação. Também foi assinado convênio para expansão do Programa Observador Social Mirim aos 14 municípios que formam a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI.
Com o termo de cooperação assinado entre a AMMVI e o Observatório Social de Brusque e Região, o programa será implantado nas turmas de 4° e/ou 5° ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais. Com isso, além de Brusque, Botuverá e Guabiruba, que já participam do programa, receberão as atividades do Observador Social Mirim os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Algumas autoridades presentes no evento foram ouvidas pela reportagem no momento que antecedeu a cerimônia em matéria que será repercutida na edição desta segunda-feira (29), no Jornal da Diplomata.