O Hospital Azambuja se manifestou em nota oficial sobre reclamações de internautas nas redes sociais a respeito do atendimento prestado no domingo, 24. Muitos comentários se referiram sobre a demora do atendimento no pronto-socorro. Um deles citou quatro horas espera, enquanto que outro comentário citou 7h de aguardo para chamada médica.
Na resposta em face das reclamações, o hospital informa que havia dois médicos no período de 24h e passou média de atendimento durante o domingo.
Confira o que diz o hospital.
ATENDIMENTOS PRONTO-SOCORRO NO HOSPITAL AZAMBUJA
Diante de relatos quanto a preocupação relacionada a demora nos atendimentos realizados no Hospital Azambuja, de Brusque, no último domingo, 24 de março, descritos por algumas pessoas da comunidade e publicadas na rede social: “Movimento Direita Brusque SC”, o hospital respeita o direito de expressão, mas vê a necessidade de esclarecer alguns dados que a grande maioria da população desconhece. Como zelamos pela transparência, entendemos que devemos informar:
1. Hospital Azambuja possui Contrato com a SMS-Secretaria Municipal de Saúde de Brusque para atendimentos de Urgência e Emergência.
URGÊNCIA: Ameaça em um futuro próximo
EMERGÊNCIA: Ameaça imediata
2. Hospital Azambuja dispõe de protocolo de triagem para identificar os tipos de atendimentos
3. Abaixo dados de atendimentos em um período de 72 horas, considerando dia 22/03 Sexta a partir das 00h01m até 24/03 Domingo ás 23h59m.
MÉDICOS POR PERÍODO 24H
02
ATENDIMENTOS NO PRONTO SOCORRO
698
MÉDIA DE ATENDIMENTO A CADA 24H
232
ATENDIMENTOS DE EMERGÊNCIA
36 – 5,15% do total
ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA
128 – 18,33% do total
MÉDIA DE ATENDIMENTOS DAS 06H ÀS 00:00H
11,51 pacientes/hora
MÉDIA DE ATENDIMENTOS DAS 00:00H ÀS 06:00H
04,21 pacientes/hora
AMBULÂNCIAS
Aproximadamente 30 – a cada 2h30m recebimento de uma Ambulância
Com os dados acima, fica melhor o entendimento da população, da complexidade de um Pronto-Socorro, e que toda a equipe não mede esforços para atender a população, mesmo que com um período mais demorado, pois nossa obrigação legal é voltada a Urgência e Emergência que somadas representam 23,48% do total de atendimentos.
Evandro Roza
Administrador Hospital Azambuja