As universidades comunitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) vivenciaram na quinta-feira, 14 de março, um dia que pode ser considerado histórico e de conquistas para a educação do Estado.
O presidente da entidade, professor doutor Günther Lother Pertschy, que também é reitor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), esteve reunido em Brasília (DF) com o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. O ministro da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni, também participou do encontro.
Junto a outros representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Pertschy apresentou à Acafe e apontou necessidades do Sistema. Os assuntos destacados foram o financiamento estudantil e novos investimentos para a infraestrutura das instituições de ensino superior, a regulamentação da Lei das Comunitárias, auxílios na formação dos professores de Educação Básica, recolocação de investimentos em pesquisas e participação em editais, entre outros.
— Nosso compromisso em Brasília pode ser resumido como um grande sucesso. Além dessa aproximação, que é muito importante, pudemos apresentar nossas demandas, fazer sugestões em prol da educação e sermos ouvidos atentamente pelo presidente — avalia o presidente da Acafe.
Bolsonaro se colocou à disposição das universidades e se prontificou a visitar as instituições catarinenses.
Saiba mais
Também na quinta-feira, os representantes da Acafe estiveram reunidos com os senadores Esperidião Amin e Jorginho Melo, onde expuseram diversos assuntos voltados à educação de Santa Catarina e à Frente Parlamentar das Comunitárias. Além disso, ainda conversaram com o conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, onde falou-se, entre outras temáticas, sobre o Ensino Médio.