O evento marca o início do ano de instrução para 80 jovens escolhidos a partir dos inscritos pelo portal de alistamento na Internet ou diretamente na 21ª Junta do Serviço Militar.
Para o prefeito Jonas Oscar Paegle, que também é diretor honorífico do Tiro de Guerra, os jovens atiradores devem sentir-se privilegiados pela oportunidade de realizar a instrução, que segue até 1º de dezembro.
“A partir de agora, vocês serão referência na nossa comunidade brusquense, no que se refere a civismo, cidadania e patriotismo. Além dos serviços militares, vocês terão a oportunidade de exercerem serviços sociais e humanitários. Atividades também responsáveis por suas formações como cidadãos de bem”, declara.
O chefe de Instrução, Rubens Justiniano Evangelista, também destaca que os atiradores não receberão apenas uma instrução de caráter Militar, mas sim, embasada em princípios, valores, conduta moral e respeito aos cidadãos e leis. “Nós formamos o jovem para a vida”, destaca.
Fique por dentro
Os Tiros de Guerra (TG) são uma experiência bem sucedida entre o Exército e a Sociedade brasileira, representados pelo poder público municipal e pelos milhares de cidadãos que ingressam no Exército anualmente. Essa parceria juridicamente celebrada por intermédio de convênios, está enraizada na história e na formação do povo brasileiro há mais de 110 anos.
Esses jovens, ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar (LSM), recebem a denominação de “atiradores”, designação emblemática e histórica, originada das primeiras sociedades de Tiro ao Alvo no Brasil, com finalidades militares e de formação da reserva para o Exército.
Fonte: Secom/Brusque